sábado, 17 de outubro de 2009

Noite Cultural



Trabalho há alguns anos em uma escola particular e esta desenvolve um projeto chamado Noite Cultural. A Noite Cultural é um trabalho extra para os alunos,os quais são orientados pelos professores da área da linguagem(inglês, português, literatura e redação); neste ano propôs -se o tema "Da repressão à liberdade de expressão". No início os alunos acharam difícil, pois estudar durante as aulas é diferente de desenvolver e criar personagens dos quais muitos nunca viram ou nem tão pouco ouviram falar. Entretanto, meus alunos são pessoas que gostam de desafios e não se deixaram abater durante as pesquisas ou dificuldades encontradas durante o processo de levantamento de dados e discussões sobre qual seria a melhor ideia a se trabalhar. Durante os meses, estratégias de trabalho foram desenvolvidas para que todos pudessem participar(todos mesmo, pois não ficou um só aluno do ensino médio fora do evento). Alguns alunos foram responsáveis pela pesquisa, outros para ler o que foi pesquisado e escrever as falas do teatro; escrever poemas; ensaiar músicas; produzir os arranjos musicais para o colega cantar; outros ensinavam as notas no violão ao colega para que o mesmo pudesse acompanhar na hora da apresentação. Foram muitos os encontros no período vespertino , em alguns casos ,esses ensaios, tiveram de se estender até a noite.
Reconheço que não foi um trabalho muito fácil, pois tivemos um período de preparação de aproximadamente quatro meses até o "Gran Finale". Os familiares e amigos foram convidados para apreciar um trabalho de um semestre de dedicação. A preocupação dos alunos era visível, mas como sempre, foi um sucesso e mais uma vez o objetivo de mostrar que existem várias formas de aprender foi alcançado. Tudo isso justificou-se pela união de um grupo engajado e persistente.
Quero deixar registrado o meu agradecimento a todos que não só vestiram, mas também suaram a camisa para que a apresentação acontecesse exatamente como havíamos sonhado e rascunhado durante vários dias.
Segue um pouco desta realização


http://www.mixbook.com/photo-books/education/dictatorship-4564324
Quero também compartilhar com vocês esse vídeo que foi gravado durante o ensaio final.


domingo, 4 de outubro de 2009

Yearbook Yourself

Este site é uma ótima opção para os alunos pois os mesmos podem imaginar quem são e escrever frases usando a imagem que criou.

Multiplas Inteligências.

Eu recebi este video sobre multiplas inteligências que é muito interessante espero que gostem.