Intercâmbio Cultural
Amigo é coisa pra se guarda do lado esquerdo do peito!
Milton Nascimento
By:Zelma Nascimento Silva Laurini
No mundo globalizado podemos nos comunicar com pessoas de diferentes nacionalidades em diferentes partes do mundo através das redes sociais, mas não há como conhecer na essência a pessoa e a sua cultura. Há um sonho de viver novas aventuras e aperfeiçoar uma língua estrangeira em loco, são desejos que estão constantemente em nossa mente.
O intercâmbio é uma das mais belas experiências culturais. Ter a oportunidade de fazer novas amizades e ao mesmo tempo aperfeiçoar a língua falada no país é uma emoção que não há como descrever com tanta vivacidade e precisão. Vivenciar essa experiência tem se tornado cada vez mais próxima para vários adolescentes ao redor do mundo. E essa oportunidade tem batido a porta de alguns adolescentes com espírito de aventura e sede de conhecimento.
Viver em outro país requer algumas características peculiares. Faz necessário que o jovem tenha maturidade para aceitar, entender e respeitar uma cultura nova e que muitas vezes, é extremamente diferente da que estava inserido. É abrir o coração e a mente para famílias novas e com regras completamente adversas, é aprender sobre socialização e ser tolerante.
Conhecer outras pessoas provoca um caleidoscópio de sentimentos, esses sentimentos compõem a bagagem do intercambista e perguntas como: Será que gostarão de mim? Como será a recepção? São pessoas nas quais poderei confiar? Escolhi a melhor opção? - Essas e muitas outras perguntas giram na mente de cada jovem.
E durante essa experiência será construído uma amizade para vida inteira, em alguns casos o laço de amizade é tão estreito que fica difícil dizer “adeus”, mas é dito um simples até logo. E dessa forma duas famílias até então estranhas, passam a fazer parte da vida uma da outra e como cantam Jane e Herondy “Amigos para sempre é o que iremos ser” independentemente do país que cada um reside, o que permanecerá é uma amizade com sabor de saudade.
Enfim, o intercâmbio é muito mais do que visitar outro país, é conhecer o outro na sua essência, sem adornos ou versos românticos.
Fazer intercâmbio é ser exposto e se expor, não há outra maneira de fazer, o processo exige que sejamos verdadeiros e sinceros.
Intercâmbio é viver um sonho em pouco tempo e ao mesmo tempo aprender muito neste tempo:
É vivenciar cada momento idealizado como se fosse único;
Descobrir que não podemos nos comportar como se estivesses em nossa casa
Aprender a cultura e os hábitos de outros,
Pois estamos no país deles e nesse momento são as regras vigentes que mandam.
Não podemos impor nossos hábitos e vontades e exigir que os cumpram,
Sou eu no país deles.
Perceber que minha família é muito importante e os meus amigos também
Socializar as angústias e ansiedades.
Crescer tão rapidamente que em um ano ou alguns meses podem nos fazer amadurecer anos
Valorizar as coisas simples e as coisas que possuímos.
Sonhar com o seu país acordado,
Mas não se arrepender do passo tomado;
Perseverar a fé e acreditar que tudo é um sonho.
Sonho concretizado e descobrir que é possuidor de uma fortuna
Fortuna que não tem valor expresso em números,
Por que a amizade não tem como colocar preço.
Amigos são para sempre como dizia o poeta
Não são passageiros como objetos descartáveis e perecíveis
São como as pedras preciosas que duram para sempre
Isto é intercambio cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário