quarta-feira, 15 de julho de 2015

Reconhecer

Como professora entendo exatamente o que acontece com muitos colegas pelas escolas do nosso país. Muitas vezes realizamos atividades maravilhosas em sala de aula, no entanto, não temos tempo para compartilhar com os colegas o sucesso da nossa aula, e por essa razão que decidi durante esse período de férias socializar algumas atividades que tenho realizado com os meus alunos. Gostaria de inciar com uma poesia de Carlos Drummond de Andrade que foi traduzida por mim, para uma apresentação cultural dos meus alunos.


(pintura de Romero de Brito)

As sem-razões do Amor
 (Carlos Drummond de Andrade)

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
E nem sempre sabes sê-lo,
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
E com amor não se paga.

Amor é dado de Graça
É semeado no vento,
Na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
Não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o Matem ( e matam)
a cada instante de amor.


The reasons of the no love
Tradução: Zelma Laurini

I love you because I love you.
Don't need to be lover,
and not always knows to be so.
I love you because I love.
Love is state of grace
and with love it doesn't pay.

Love is given for free
Is sown in the wind,
on the waterfall, in eclipse.
Love goes away from dictionaries
and several regulations.

I love you because I don't love
enough or too much myself.
Because love doesn't change,
Doesn't conjugate nor love.
Because love is love  for nothing,
happy and strong in it.

Love is death's cousin,
and the winner death,
However, they kill (and kill)
each instant of love.

imagem acessada em 15/07/2015<https://poesiaspreferidas.wordpress.com/2013/05/02/as-sem-razoes-do-amor-carlos-drummond-de-andrade/>

Nenhum comentário: